sábado, 13 de agosto de 2011

Vietnã prepara julgamento contra fabricantes do Agente Laranja



Hanói, 11 ago (Prensa Latina) A Associação de vítimas do Agente Laranja/Dioxina acopla depoimentos científicos para sua terceira audiência contra as empresas dos Estados Unidos produtoras de dito tóxico.

  A audiência se realizará pela via civil com as alegações das vítimas contagiadas recentemente, algumas afetadas pela herança de seus pais e outras pela contaminação do meio ambiente.

O chefe da Associação Nguyen Von Rinh afirmou que nos preparativos para o julgamento tem sido necessário pesquisar as leis estadunidenses, tanto incluída a federal como as estaduais.

Rinh exortou às organizações nacionais a acompanhar às vítimas no caminho da justiça, meio século após o Pentágono ter bombardeado com o herbicida o território vietnamita.

De 1961 a 1971, os Estados Unidos contaminou o Vietnã com 80 milhões de litros de herbicida, com 61 por cento de Agente Laranja e 355 kg de dioxinas que ainda causam estragos na população.

A Associação de Vítimas desenvolve uma batalha legal e mediática para que as empresas Monsanto e Down, criadoras do Agente Laranja, assumam sua responsabilidade e indenizem os afetados.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011