AH-12 Sabre - foto 2 P Rezende - FAB
-

Segundo nota da Força Aérea Brasileira, treinamentos incluem resgates na água e interceptação de aeronaves de baixa performance, em preparação para grandes eventos como a Copa das Confederações

 -
Iniciou na terça-feira (05/03) o Exercício Helicóptero TA organizado pela Segunda Força Aérea (II FAE). Nele, três Esquadrões de Asas rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB) estão reunidos na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizando treinamentos de resgate na água e emprego dos helicópteros com o uso de armamento.
A manobra de interceptação aérea contra aeronaves de baixa performance faz parte da preparação da FAB para defender o espaço aéreo brasileiro durante os grandes eventos que acontecerão no Brasil. A começar pela Copa das Confederações, quando seráo intensificadas as ações de defesa aérea, com interceptação de aeronaves suspeitas por caças e helicópteros da FAB.
H-60 Black Hawk - foto 2 P Rezende - FAB
No treinamento que segue até 22 de março, helicópteros AH-2 SABRE, do Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV), sediado em Porto Velho (RO), e H-60 Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV), de Santa Maria (RS), e do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV), de Manaus (AM) realizam a operação conjunta pela primeira vez em Santa Catarina. O objetivo é que o 5º/8º GAV passe o conhecimento de emprego para os outros Esquadrões.
O treinamento é importante para o entrosamento das tripulações e controladores de voo, a fim de que todos estejam preparados para o cumprimento das medidas de Policiamento do Espaço Aéreo Brasileiro.
H-60 Black Hawk - foto P Rezende - FAB
AH-12 Sabre - foto P Rezende - FAB